A festa popular e tradicional BALEIA X BOLA FURADA, nasce da atenção e observação de um cidadão de Portão, querido por todos, foi devido a queima do Judas no sábado de aleluia ser muito tarde para as crianças do bairro assistirem, o finado Altamiro Conceição, o Mirinho e Antonio Rodrigues, o Baleia tiveram a idéia da festa com o baba no domingo de páscoa. Mirinho faleceu em 2005, e Baleia em 2011, tendo a irmã de Mirinho, Maria e os amigos da família estão dando continuidade a mais tradicional "Festa do Domingo de Páscoa" de Lauro de Freitas.
Depois de 36 anos de realização ininterruptas, com toda dificuldade e com pouca ajuda e reconhecimento do poder público dessa tradição popular, no ano passado foi aprovada a LEI 1.480 e a LEI 1.481, que cria o DIA MUNICIPAL DA TRADIÇÃO BALEIA E BOLA FURADA e a FESTA BALEIA E BOLA FURADA, com autoria do vereador Fausto Franco que tem participado mais efetivamente do evento há dois anos. Esse ano, a festividade se dará no dia 31 de março, no domingo de Páscoa.
FOTOS ANTIGAS DA FESTA BALEIA X FURADA
Entre os três da direita e da esquerda temos o Diretor do Banco de Serviços Watchins de Araújo e João da Granja o primeiro da direita para esquerda, presente em todas as edições da festa
João da Granja é um dos o único participante da festa desde sua criação
O Vereador FAUSTO FRANCO é o autor da Lei 1.481 Miunicipal que cria o Dia Municipal da Tradição Baleia e Bola Furada
D. DIÓ, mãe do falecido Mirinho e Maria, que mantém a tradição da familia nessa festa popular
POSTAGEM: RICARDO VIEIRA